Skip Navigation Links



Translate this page now :



»Programação
»Programação.NET
»Banco de Dados
»Webdesign
»Office
» Certificações Microsoft 4
»Treinamentos4
»Programação 4
»Webdesign«
»Office & User Tips«
»Grupos de Usuários
»Células Acadêmicas«
intcontpiada : 118
Problema de BIOS
Você já está cadastrado e participa do grupo de usuários de sua cidade ? Se não, comente o porque.
 
 
Faça um pequeno teste com 10 questões de VB
.:.
Teste seus conhecimentos em Visual Basic, SQL Server e ASP 3.0 com nossas provas on-line
.:.
Aprimore seus conhecimentos em programação com nosso treinamento on-line de lógica de programação
.:.
Veja nosso calendário de treinamentos
Gostou da Página?
Então

para um amigo!

Pesquisa personalizada
Pesquisar Dicas:

 










Usando Crystal 8 com Visual Basic


Apesar de útil o Data Report não possui muitos recursos para geração de relatórios. Justamente por isso é muito comum que programadores VB utilizem o Crystal Reports ao invés do Data Report.

A versão 8 do Crystal Reports se integra ao VB 6 através de Designers. Designers são interfaces para desenvolvimento que surgiram no VB 6 e podem ser criadas por qualquer desenvolvedor de componentes especializado em C++.

Pois bem : Após a instalação do Crystal o 1o passo é ativar a exibição do designer do Crystal. Para isso devemos ir em Project->Components, selecionar a guia Designers e marcar o designer do Crystal. (Ver imagem 1)

Feito isso o Crystal Reports já irá aparecer no menu Project (Add Crystal Reports 8). Ao selecionarmos esta opção o Designer do Crystal é adicionado ao projeto e ele já inicia um Wizard para a criação do relatório. (Ver imagem 2)

Na primeira tela do Wizard podemos selecionar se desejamos utilizar o Report Expert para criarmos o relatório, se iremos cria-lo na mão (blank report) ou se vamos abrir um relatório do crystal já salvo. Caso desejemos utilizar o Report Expert (iremos fazer isso neste artigo), devemos selecionar um entre os diversos tipos de relatórios possíveis. Vamos selecionar o Standard e passar para a próxima tela. (Ver imagem 3)

Na tela que se abre o 1o passo a fazer é selecionarmos as tabelas que farão parte do relatório. O Crystal Reports permite que selecionemos tabelas de bancos de dados diferentes se necessário. Vamos clicar em Project para selecionarmos a conexão que desejamos.

Na janela que se abre devemos selecionar o tipo de conexão. O VB atualmente trabalha com ADO/OLEDB, é o tipo de conexão mais recomendado. DAO e ODBC devem ser evitados ao máximo devido a questões de performance (ADO/OLEDB tem melhor performance). Em alguns casos nos quais não exista um driver OLEDB para acesso ao banco será inevitável usar ODBC, mas apenas nestes casos. (Ver imagem 4)

Desta forma devemos selecionar a opção ADO/OLEDB e clicar em Build. Será exibida uma tela que nos permitirá montar a string de conexão. O OLEDB possui drivers para diversos bancos de dados, portanto a partir desta tela podemos montar conexão para um SQL Server, um Oracle, um Access ou outros. (Ver imagem 5)

Em Provider selecionamos o banco de dados adequado (em nosso exemplo, SQL Server), clicamos em Next. A tela "Connection" se adapta ao banco de dados escolhido. No caso devemos preencher o nome do servidor, o login e o banco de dados que iremos utilizar. Vamos usar o banco de dados Northwind, banco de exemplo que acompanha o SQL Server.

Após darmos Ok nas duas últimas janelas, vemos a janela "Select RecordSet", na qual devemos definir qual conjunto de registros iremos utilizar deste banco. (Ver imagem 6) Observe que não estou mencionando tabela, mas sim conjunto de registros. Podemos selecionar uma tabela inteira ou montar uma instrução SQL juntando quantas tabelas desejarmos. Em nosso exemplo vamos utilizar a tabela Customers. Ao clicarmos Ok a tabela é adicionada na lista de tabelas. Podemos então selecionar mais informações ou seguirmos adiante. Vamos seguir adiante. (Ver imagem 7)

A tela seguinte, Fields, nos permite selecionar os campos que serão exibidos. Basta transferirmos os campos da esquerda para a direita para que estes passem a fazer parte do relatório. Vamos inicialmente transferir os campos CompanyName, Address e City.

Do lado direito da tela podemos clicar em cada campo e definir o cabeçalho do campo no relatório, tornando o cabeçalho mais amigável para quem lerá o relatório. Neste exemplo podemos colocar o nome dos campos em português. (Ver imagem 8)

Observe que a tabela customers tem duas informações sobre o contato na empresa : seu título (cargo) e seu nome. Vamos fazer com que essas duas informações apareçam em um único campo concatenadas na forma cargo : nome. Para isso devemos montar uma fórmula no relatório, clicando no botão "Formula...". Deveremos dar um nome para a fórmula (é como se fosse um novo nome de campo). Chamaremos a fórmula de "Contato". (Ver imagem 9)

Na janela de montagem da fórmula, em sua divisão superior esquerda vemos 2 itens : Report Fields e ADO. Em report fields vemos os campos já incluidos no relatório, em ADO vemos os campos ainda disponíveis. Vamos selecionar em ADO o campo contacttitle e dar duplo clique. O nome do campo é transferido para a janela inferior, em uma escrita que o Crystal pode entender ({ado.ContactTitle}). Nós iremos concatenar este campo com " : " e com o campo ContactName, portanto a fórmula ficará : {ado.ContactTitle} & " : " & {ado.ContactName} (Ver imagem 10)

As outras 2 divisões da parte superior da janela de montagem de fórmulas nos ajudariam na inclusão de funções e de outros operadores na fórmula, o que neste exemplo não foi necessário.

Ao clicarmos no botão "Save & Close" nossa fórmula é adicionada ao item "Report Fields" na lado esquerdo da tela. Observe que a fórmula poderia ser exibida como campo do relatório ou não. Para que seja exibida precisamos passa-la para o lado direito da tela. Vamos fazer isso e passar para o próximo passo.

Na tela seguinte, Group, devemos definir níveis de agrupamento para os dados do relatório. No exemplo da tabela Customers podemos exibir os dados agrupados por País e região (Country e Region). Vamos portanto passar esses 2 campos para o lado direito da tela. A ordem dos grupos faz diferença : Cada país tem várias regiões, portanto primeiramente os clientes serão agrupados por país e dentro de um grupo de um país serão feitos vários grupos de regiões. Portanto Country é colocado primeiro e em seguida entra o campo Region. (Ver imagem 11)

Na tela seguinte, de totais, vamos definir que tipo de totalização será feita. Como selecionamos 2 grupos na tela anterior temos 2 guias na tela de totais, cada uma entitulada com o nome do grupo (Country e Region). Desta forma precisaremos definir a totalização para cada um dos agrupamentos. Vamos começar pelo Country. (Ver imagem 12)

Em nosso exemplo vamos realizar uma contagem de clientes. Vamos selecionar um campo qualquer (em geral se escolhe a chave, CustomerId em nosso exemplo) e joga-lo para o lado direito da tela. Em "Sumary Type" vamos definir que faremos um Count de CustomerId's. Observe que para fazer uma contagem (count) podemos selecionar qualquer campo. O mesmo não acontecerá com uma soma ou uma média.

Vamos selecionar a opção "Percentage of" para que a cada grupo de um país seja mostrado o percentual de clientes neste país em relação ao total de clientes da empresa. A única opção exibida na combo é "Grand Total...". A CheckBox "Add Grand Totals" já fica marcada, fazendo com que seja incluido no relatório um total geral de clientes.

Para o grupo de regiões devemos repetir os mesmos passos, com a única diferença que o item "Add Grand Totals" estará desabilitado (afinal já totalizamos os países).

Na tela seguinte, no item "Top N", podemos fazer com que não sejam exibidos todos os itens de um agrupamento, mas apenas os maiores ou menores N itens. Todos os demais são agrupados com o nome "Outros". A definição de quais são os maiores ou menores é feita com base nos campos de totais criados na tela anterior. Observe que esta tela é também separada por grupo : Podemos fazer uma seleção de Top nos países e/ou nas regiões. (Ver imagem 13)

Vamos, neste exemplo, exibir apenas os 5 países que mais possuem clientes e mostrar todos os outros como "Outros".

Devemos selecionar a opção "Sort the top N group". A opção "Based on.." já será exibida por default (temos apenas um total). Deveremos então definir quantos iremos exibir ("Where N is" - exibiremos 5) e o nome que será dado aos demais ("Outros"). Vamos então passar para a próxima tela.

Na tela seguinte ("chart") podemos montar um gráfico demonstrando a distribuição de clientes em cada país. Vamos selecionar um gráfico de torta ("Pie"). Na guia "Data" vamos selecionar o layout do gráfico como Advanced. Devemos então selecionar a forma como os gráficos serão exibidos. Se selecionarmos "once per report" (uma vez por relatório) no item "On change of" teremos como opção "Country" e "Country and Region". Se escolhermos Country o gráfico será baseado no total de clientes por país, se escolhermos "Contry and Region" será baseado no total de clientes de cada região de cada país. A opção "Show" nos permite ainda selecionar o total que irá gerar o gráfico, mas em nosso caso temos apenas um (o count). (Ver imagem 15)

Se, porém, selecionarmos "For each ado country" a opção que nos restará em "On change of" será "Region". Significa que para cada país será montado um gráfico demonstrando a distribuição de clientes em suas regiões.

Em nosso exemplo vamos utilizar a opção "Once per report" com "On change..." como "Country".

As duas guias seguintes, Options e Text permitem que configuremos o visual do gráfico, tal como legendas e títulos. Vamos deixar com a configuração default.

A tela seguinte, Select, nos permite filtrar os registros que serão exibidos no relatório. Quando adicionamos um campo na caixa "Select field" são abertas novas caixas para a realização da filtragem. Não faremos nenhuma filtragem em nosso exemplo. (Ver imagem 16)

Por fim, a última tela (Style) nos permite definir o estilo do gráfico. Vamos selecionar Shadding. (Ver imagem 17)

Ao clicarmos em Finish é exibida uma janela com duas perguntas : (Ver imagem 18)

"Do you want the expert to add a form containing the Crystal Report Viewer Control ?"

O Viewer Control é o componente ActiveX utilizado pelo Crystal 8 para exibir o relatório. Selecionando esta opção o Report Expert irá automaticamente criar um form com o Report Viewer e a codificação para exibir o relatório, o que é muito recomendável.

Já a 2a pergunta, "Would you like the expert to modify project properties to set this form as the startup object?", fará com que o form criado pela primeira seja definido como startup object do projeto. Isso é útil para testes do projeto, pois bastará executarmos o projeto para vermos como ficará nosso relatório. Teremos, claro, que mudar essa opção posteriormente.

Vamos manter as duas opções como sim.

É interessante observarmos o código criado pelo Report Expert no formulário que ele acrescentou ao projeto. Veja :

Dim Report As New CrystalReport1

Private Sub Form_Load()
Screen.MousePointer = vbHourglass
CRViewer1.ReportSource = Report
CRViewer1.ViewReport
Screen.MousePointer = vbDefault

End Sub

Private Sub Form_Resize()
CRViewer1.Top = 0
CRViewer1.Left = 0
CRViewer1.Height = ScaleHeight
CRViewer1.Width = ScaleWidth

End Sub


CrystalReport1 é o designer do CrystalReport adicionado ao projeto (observe que se você alterar o nome dele terá que alterar também neste código). Assim que o formulário é chamado é criada uma nova instância do CrystalReport1 na variável Report. No Load a variável Report é atribuida ao ReportSource do Report Viewer e o Report Viewer é chamado.

Observe também que o Resize do form já foi definido para que o Report Viewer acompanhe o tamanho do formulário.

Para testarmos o relatório basta executarmos a aplicação. Observe que a divisão do lado esquerdo da tela auxilia o usuário a localizar uma determinada informação dentro do relatório. Basta clicar em um item e o item ganha destaque no relatório. (Ver imagem 19)

O Report Viewer tem um recurso muito útil para nossas aplicações : Ele permite que o usuário da nossa aplicação possa filtrar os dados do relatório conforme desejar. Para tanto basta acrescentar antes do método viewreport (no load do formulário) a seguinte instrução :

CRViewer1.EnableSelectExpertButton = True

Com isto será exibido um novo botão no Report Viewer que permitirá que o usuário filtre os dados do relatório a vontade.

Por fim devemos alterar o startup object apontando novamente para o formulário principal da aplicação e precisamos criar no form principal (no menu de opções, por exemplo) uma opção para chamar o relatório. Em nosso exemplo vamos criar apenas um botão para isso :

Private Sub Command1_Click()
Dim x As New Form2
Form2.Show
Set x = Nothing
End Sub

Espero que este artigo sirva como uma breve introdução aos recursos do Crystal, extremamente úteis e ágeis para o desenvolvimento de relatórios.

 

Dennes Torres
MCSD,MCSE,MCDBA





Envie seus comentrios sobre este artigo

Nome :

E-mail :

Comentários :


Avise-me quando houverem novos comentrios nesta pgina

Veja abaixo os comentários já enviados :

Nome : Edson Aguiar E-Mail : edsonaguiar@iol.pt
Em Visual Basic 6
Gotaria de saber como mudar a orientação do papel da impressora, em VB utilizando funções API no VB.
E como chamar a janela de seleccção de impressora, em VB usando funções API no VB.
Obrigado pela atenção,
Edson Aguiar
Nome : Danibal E-Mail : danibal_jva@hotmail.com
hola, la verdad tu pagina me parece interesante, pero que pasa cuando llamas
a un procedimiento almacenado el cual tienes que enviarle uno dos parametro para desde VB hacia CR el cual son necesarios para el reporte si sabes por favor puedes enviarme ese pequeño codigo, pero para la ver 8 o 9 del Crystal Reports te lo agracedecia un monton. gracias otra vez
Nome : Luiz André E-Mail : lamonjr@click21.com.br
Preciso chamar um relatório do CR 8 do VB 6 mas preciso passar parâmetros (a cláusula Where, do seu SQL). Poderias me dizer como, mestre?
Nome : Dictino Alvarez Nunez E-Mail : dictino@bol.com.br
Como alterar o servidor da base de dados nos relatorios do crystl report 8.0. Sendo que o log on server nao esta funcionando.

Grato
pela ajuda
Nome : hallisson E-Mail : hallisson@gmail
Olá !!!
Primeiramente eu gostaria de parabenizá-lo com o ótimo artigo !!!

Estou usando VB6, porém nao consigo integrar o o Crystal Reports 10 nele, Será que você poderia me ajudar ?

, OBRIGADO

Hállisson
Nome : hallisson E-Mail : hallisson@gmail
Olá !!!
Primeiramente eu gostaria de parabenizá-lo com o ótimo artigo !!!

Estou usando VB6, porém nao consigo integrar o o Crystal Reports 10 nele, Será que você poderia me ajudar ?

, OBRIGADO

Hállisson
Nome : ROBERTO CUNHA E-Mail : PINTABRAZIL@IG.COM.BR
MUITO SUPERFICIAL.
GOSTARIA DE SABER COMO DOU ENTRADA NO PARAMETRO PARA FILTRAR REGISTROS NO RELATORIO GERADO PELO CRYSTAL REPORT NO AMBIENTE DO VISUAL BASIC
Nome : Daniel Camanho E-Mail : dwaypro@gmail.com
Olá Dennes,

Parabéns pelo artigo, mas estou com uma dúvida a respeito do Crystal Report com VB.

Preciso fazer um relatório no crystal e no vb estou fazendo assim por exemplo:

CrystalReport1.SQLQuery = "Select * From Tb_Cliente Where Codigo_cliente < 10"
CrystalReport1.Action = 1

Só que o relatório me retorna todos os registros, poderia ver o que está errado e me responder, é muito importante.

Desta forma dá certo:
CrystalReport1.SelectionFormula = "{Tb_Cliente.Codigo_cliente} < 10"
mas é que mais p frente vou precisar fazer união de tabelas e aí vou cair no mesmo problema, não conseguir usar a propriedade .SQLQuery

Muito obrigado,

Daniel
Nome : Marcos E-Mail : marcosag600@gmail.com
Bom dia amigos.

Por favor, vcs tem este mesmo artigo técnico, porém para a integração do Crystal Reports 10 com o VB6.

Agradeço.

Marcos
Nome : Gabriel E-Mail : gabriel.agm@uol.com.br
Seu artigo se encaixou com minhas dúvidas atuais.
No seu artigo voce repudiou o uso do crystal 8 com Access DAO, que é o meu caso.
Utilizo VB 5.0 + Crystal 8.5 com MS Access 2000 DAO 3.6, tenho sentido uma demora para abrir os relatorios por mais simples que sejam. Como faço para otimizar meus relatorios ou devo utilizar outra versao do Crystal?
Atenciosamente

Gabriel
Nome : Gabriel E-Mail : gabriel.agm@uol.com.br
Seu artigo se encaixou com minhas dúvidas atuais.
No seu artigo voce repudiou o uso do crystal 8 com Access DAO, que é o meu caso.
Utilizo VB 5.0 + Crystal 8.5 com MS Access 2000 DAO 3.6, tenho sentido uma demora para abrir os relatorios por mais simples que sejam. Como faço para otimizar meus relatorios ou devo utilizar outra versao do Crystal?
Atenciosamente

Gabriel
Nome : Aline E-Mail : alinelacerda.8202@uol.com.br
Eu gostaria de saber como eu transformo um arquivo texto em pdf pelos códigos do vb... valew
Nome : WSavioli E-Mail : wsavioli@polmil.sp.gov.br
Muito, muito, bom; eu so encontrava artigos a respeito das versões mais novas esse site foi o único que consegui alguma coisa concreta...
Gostaria de aprender como passar parâmetros através do VB6 (banco de dados Access) para montar um relatório específico com CR8.5.

Grato pela atenção...
Nome : Ivomar E-Mail : ivomarsilva@yahoo.com.br
Amigo,

Sempre acesso a sua pagina, que tem me ajudado muito nas minhas aplicações. Estou precisando de uma informação urgentissima.
No crystal eu posso trocar a base de dados ou ODBC pelo Set Location. Mas eu preciso fazer isso via codigo no vb6!!! Visto que a minha aplicação atende 7 filiais da empresa, todas com a sua base de dados. Como fazer esse mágica?

Grande abraço.
Nome : Luis carlos E-Mail : caru2001@bol.com.br
Gostei Muito deste Artigo parabens!!

Eu usava o componente do crystal e dava muito erro, mas agora estou usando o viewer, tambem usava o odbc para conectar a base firebird agora eu uso ADO com OLEDB e o provedor IbProvider, no projeto do crystal eu consegui fazer o relatorio conectar ao banco tudo certo, mas na hora de chamar pelo vb6 não consigo fazer o logon, vc poderia me mandar um exemplo pratico para vizualizar o relatorio com o viewer obs( em alguns relatorios eu conecto a dois bancos)

Muito obrigado
Nome : Mario E-Mail : lameq@bol.com.br
Gostei do artigo, e gostaria de sua ajuda. Preciso acessar um banco de dados Access 2000 através de uma aplicação em VB6. Não estou conseguindo: dá incompatibilidade quando informo o banco de dados e a tabela. Como posso resolver este problema? Via ADO (desculpe a cacofonia), como posso baixar o driver do ADO? Ou seria apenas referenciar uma outra biblioteca?? Qual??


Obrigado

Mário
Nome : Arlindo E-Mail : arlindoruella@gmail.com
E ai, td bem?
Meu VB 6.0 não possui o designer em questão na lista para ser incluido. Tenho o Crystal 10. Posteriormente, tenho que passar um parametro para gerar o relatorio atraves de uma procedure SQL.

Se puder me ajudar ficarei muito grato.

PS : Da hora seu site.
Arlindo
Nome : Arlindo E-Mail : arlindoruella@gmail.com
E ai, td bem?
Meu VB 6.0 não possui o designer em questão na lista para ser incluido. Tenho o Crystal 10. Posteriormente, tenho que passar um parametro para gerar o relatorio atraves de uma procedure SQL.

Se puder me ajudar ficarei muito grato.

PS : Da hora seu site.
Arlindo
Nome : Sérgio Roberto Vicentim E-Mail : svicentim@gmail.com
Caro amigo Dennes Torres, tenho o visual basic 6 e o crystal reports 11, mas não consigo integrá-los, nem mesmo usando o exemplo fornecido, uma vez que não me aparece no vb a opção mencionada.
Gostaria muito de sua ajuda se possível.

Abraços

Sérgio Vicentim
Nome : Carlos Jose de Souza Zigart E-Mail : carlosjsz@yahoo.com.br
Parabens pelo artigo, é o que estava procurando para terminar meu Trabalho de Conclusao de Cursos (TCC).
Obrigado.
Carlos José
Nome : Joao Batista E-Mail : joao.batista@cacula.com
Caros,

Estou começando a programar em VB6 e ainda sou muito leigo no assunto, gostaria de criar uma aplicação simples usando um banco de dados da Access 2000. Alguem poderia me ajudar, por favor.

Obrigado.
Nome : Emerson E-Mail : emersonnascimentosilva@hotmail.com
Muito bom o Artigo..Parabens..
Agora se possivel poderia me ajudar, em uma questão..Como faco pra chamar os sub-relatorios que eu coloque dentro deste relatorio criado..
O relatotorio principal funciona bem..mas quando coloco um sub-formulario..ele da erro "File not Found".

Mais uma vez obrigado
Nome : Alvaro Juver E-Mail : ajuver@gmail.com
olá,
Estou usando o crystal report 8.5 no vb 6.0, tenho um relatório que pega dados de diversas tabelas através de um select, só que não consigo fazer funcionar um filtro que usa como parâmetro uma variável global do sistema. Será que tem alguma forma de chamar essa variável global quando eu defino as tabelas que vou usar no "Select recordset"
Ex. select * from tabela1, tabela2, tabela3, where campo.tabela1 = campo.tabela2 and campo tabela1 = variável global.
Se puder me ajudar...

um abraço.
Nome : Robson E-Mail : boladao4ever@hotmail
Não consigo integrar o VB 6 com o Crystal Reports 11 não aparece nada no designers... affe me mandem um e-mail com a resposta por favor!
Nome : Omar E-Mail : omarms@ig.com.br
Por favor me ajude. Como criar funções de usuário no crystal reports?
Nome : Gustavo Alves E-Mail : guga.paulista@gmail.com
Olá!!!

Tenho um aplicativo em VB 6.0 que utiliza MS Access como base de dados, o mesmo é feito através de RecordSets, agora estou querendo migrar para o Firebird e não sei como o faço.

Alguém poderia colaborar comigo?

Desde já agradeço.
Nome : Adélia Gaspar E-Mail : adeliagaspar@hotmail.com
Ola, eu tenho uma dúvida, gostaria de saber passo a passo como passar uma base de dados feita no access para o sql server 7.0?
Obrigado.
P.S: é urgente por favor.
Adélia Gaspar
Nome : Elias Junior E-Mail : elias@ymagem.com.br
olá, tudo bem... estou com um problema que ninguem conseguiu solucionar até agora, eu consigo mandar informações pro crystal usando o VB através de fórmulas, mas não consigo utilizar uma soma ou resultado feito no crystal ser utilizada no VB, ou seja, pegar uma soma e atribuir a uma variável no VB, se é que é possível... estou usando a versão 8.5 do crystal reports, desde já agradeço... um abraço
Nome : Diego E-Mail : diego.farias@agnet.com.br
Gostaria de saber se alguem sabe me informar como posso mudar a mensagem que aparece no display da impressora quando mando imprimir algum relatório(seagate crystal report 7).Eu uso visual basic 5 para trabalhar com crystal.

Sealguem puder me ajudar,agradeceria muito pois tenho muita urgencia.

Agradeço desde ja.
Nome : Diego E-Mail : diego.farias@agnet.com.br
Gostaria de saber se alguem sabe me informar como posso mudar a mensagem que aparece no display da impressora quando mando imprimir algum relatório(seagate crystal report 7).Eu uso visual basic 5 para trabalhar com crystal.

Sealguem puder me ajudar,agradeceria muito pois tenho muita urgencia.

Agradeço desde ja.
Nome : Carlos Eduardo Campos E-Mail : carlos10sistemas@yahoo.com.br
Cara..., valeu!!!
Estava por acaso comentando isso ontem mesmo com um colega e por acaso achei isso. Te agradeço muito.
Nome : Sergio E-Mail : selias@oi.com.br
Gostei muito do seu artigo.
Preciso de uma orientação.
Como passar do VB6 para o CRXI uma string para ser armazenada num Parameter Field ?
Tentei: Report.ParameterFields("ConvitePara") = strNomeEventoCompleto
mas não funciona.
Alguma dica ?
Grato
Nome : E-Mail :
Nome : sebastião j. rocha E-Mail : tiaozinhorocha1@uol.com.br
Muito bons os artigos inclusive este.
Aproveitando... A área de download não apresenta nenhum dos exemplos, sempre dá erro de página não localizada.


att

sebastião
Nome : Gil E-Mail : runtme_inf@hotmail.com
Se estou trabalhando em rede e o banco de dados SQL, sou obrigado a informar uma login e senha ao gerar o relatorio, como faça para deixar integrado este login e senha para uma maquina cliente, onde o usuario não tera que fornecer o login e senha do banco de dados?

Pode me passar um exemplo?

Grato
Nome : 1 E-Mail : 1
-1'
Nome : -1' E-Mail : 1
1
Nome : 1 E-Mail : -1'
1
Nome : 1 E-Mail : 1
1
Nome : 1 E-Mail : 1
1
Nome : 1 E-Mail : 1
-1'
Nome : -1' E-Mail : 1
1
Nome : 1 E-Mail : -1'
1
Nome : 1 E-Mail : 1
1
Nome : 1 E-Mail : 1
1
Nome : 1 E-Mail : 1
-1'
Nome : -1' E-Mail : 1
1
Nome : 1 E-Mail : -1'
1
Nome : 1 E-Mail : 1
1
Nome : 1 E-Mail : 1
1
Nome : 1 E-Mail : 1
1
Nome : A4Y5KjJq E-Mail : xp06ktqbwsa@yahoo.com
???????????????? ?????????????? ?????????????????????????????? ?????????? ????????????????????? ???????????????? ???????????????1. pingki_au 2. cbeever 3. Boomcena 4. nokdevil 5. somsala 6. zias 7. noinoisy 8. Kzar 9. XIQMA 10. thongtaew 11. prayfaah 12. tabbangkok 13. kakuki 14. jakajun 15. phrannok
Nome : 1 E-Mail : 1
1
Nome : 1 E-Mail : 1
1
Nome : 1 E-Mail : 1
1
Nome : bKq3aBcksP E-Mail : 0fo8wmr0@hotmail.com
Holy Toodel, so glad I clicked on this site first!
Nome : Luiiz E-Mail : bellino49@hotmail.com
Tenho instalado o vb6 e o cr8. Segui as instru??es mas n?o aparece nos componentes do vb6 - design - a op??o crystal report cr8

Eu nunca usei o cr8 no9 vb6 e estou tentando coloca-lo no vb assim como era no vb5

Tens alguma orienta??o de como posso faze-lo?

Grato

Luiz
Nome : Luiz E-Mail : lcbsys@gmail.com
No meu components/designers n?o aparece a op??o cr8

Algu?m sabe o por qu? disso? o como posso resolver isso?

grato
Luiz
Nome : Luiz E-Mail : lcbsys@gmail.com
No meu components/designers n?o aparece a op??o cr8

Algu?m sabe o por qu? disso? o como posso resolver isso?

grato
Luiz

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Conheça mais sobre o nosso site :

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::



Quer saber mais?
Faça um curso na Búfalo Informática, Treinamento e Consultoria e
Prepare-se para o Mercado!
Veja o que a Búfalo tem para você.

� Búfalo Informática, Treinamento e Consultoria - Rua Álvaro Alvim, 37 Sala 920 - Cinelândia - Rio de Janeiro / RJ
Tel.: (21)2262-1368 (21) 9240-5134 (21) 9240-7281 e-Mail:
contato@bufaloinfo.com.br