Skip Navigation Links
Novas Tecnologias
Ferramentas Adicionais
Ferramentas Adicionais
Windows Azure : O que é
Data:11/3/2008

Translate this page now :





Categories: PDC

Gostou do texto ? Vote e dê sua opinião! Pontuação atual :
Adicione aos Favoritos!
BlogBlogs Rec6 Linkk Ueba Technorati Delicious DiggIt! StumbleUpon

Veja Também


100_2470

Antes chamado de Windows Cloud, o nome oficial de Windows Azure foi anunciado no 1o dia do PDC.

A definição que tem sido difundida do Windows Azure é ser um sistema operacional na web. Particularmente, destesto essa definição.

Para entender o que é o Azure é necessário entender como sua necessidade surgiu, em todos os detalhes. Você que criar um serviço na web. Maneiro ! Vai hospedar onde ?

Os provedores tradicionais apenas oferecem espaço, mais nada. Se você contratar um espaço de SQL Server, precisa ser DBA. Peça algo diferente, como hospedar um componente COM, e o provedor não irá fazer.

Sem falar no fato de que está para nascer provedor que ofereça escalabilidade no sentido do scale-out, ou seja, ter diversas máquinas dividindo a carga de execução do seu sistema.

Imagine as diferenças de acesso que seu site pode ter no natal, dia das mães, dia dos país, assim por diante. Com o Windows Azure a preocupação de ajustar o hardware para melhor escalabilidade passa a ser da Microsoft, não sua.

O Azure é isso : Um serviço de hosting que será gerenciado pela própria Microsoft e que evitará que você tenha preocupações específicas ligadas ao meio - tecnologia - permitindo que você se concentre no seu trabalho fim - o seu negócio.

Mas isso não seria apenas um provedor moderninho ?

Eis a questão : Por mais moderninho que seja, um provedor jogaria para você os problemas ligados a um scale-out. O que acontece se uma máquina cair ? Onde os dados vão estar armazenados ? Como é tratado o estado de sessão ?

É neste ponto que entram as peculiaridades do Azure : Para que seja possível que o Azure gerencie por conta própria todo o scale-out, cada serviço do Azure tem suas peculiaridades de uso, com o Azure assumindo o controle do serviço. Não é só subir o projeto e pronto, o projeto precisa interagir com o Azure.

Interagindo com o Azure, este terá o controle do que o projeto faz, podendo fazer perfeitamente o scale-out do projeto. Por exemplo, componentes COM não eram aceitos em provedores porque os provedores não conseguiam manter o controle sobre os componentes. No Azure, tudo é controlado.

100_2486

SQL Server Data Services : Serviço de armazenagem de dados. Se está pensando em um banco de dados tradicional, esqueça, é totalmente diferente do tradicional. Por exemplo, você precisa entregar chaves de particionamento das tabelas exatamente para que seja feito o scale out. Isso quando forem tabelas.

.NET Services : Workflow Foundation ganha, com o Azure, servidores todos dedicados a administração dele. Temos ainda o WCF e o ASP.NET. Uma simples aplicação ASP.NET pode ser hospedada no Azure através dos templates adequados para isso. O ASP.NET ganha, por exemplo, TableStoreMembershipProvider, TableStoreRolemanager, entre muitos providers novos justamente para que o ASP.NET fale com o SQL Server Data Services de forma transparente.

Live Services : Entre outras coisas, o Live Services garantirá a autenticação no ambiente do Azure. Mas as novidades são muitas. Live Services atuando como OpenID e Federation Services entre um Windows Server 2008 interno e o Live Services da Microsoft são apenas algumas das novidades

Sharepoint Services & Dynamic CRM Services : Sim, eles vão para a web. Na verdade, até onde sei, o sharepoint já está

Uma pergunta muito importante, que felizmente consegui ter respondida, é a seguinte :

P: "Com o Azure os dados de todos estarão armazendados nos servidores da Microsoft. Já existem pessoas no twitter chamando o Azure de Skynet, o que irá possibilitar no futuro que outros 'provedores de cloud' surjam e que a Microsoft não tenha exclusividade destes dados ? Além disso, de que forma a Microsoft planeja evitar o marketing negativo de ter os dados de todos ?"

R: O Azure é criado sobre ferramentas do Windows Server. Não as ferramentas do Windows Server que existem hoje, mas as que estarão disponíveis talvez na próxima versão do windows server. Portanto, enquanto o Azure entra no ar disponibilizando todo esse serviço a quem desejar utiliza-lo, em um windows server futuro, uma ou duas versões a frente, todos terão a tecnologia para criar suas próprias clouds.



Categories: PDC


Nome :
E-mail:
Comentarios :
 
 
Os Últimos Comentários
data: 1/31/2017 11:11:00 AM
nome: zhsGcqIfcceSR
email: derby451@hotmail.com
comentário:
SiqPNf http://www.y7YwKx7Pm6OnyJvolbcwrWdoEnRF29pb.com

data: 1/29/2017 8:27:00 AM
nome: sJgequksFZfLVXaNQt
email: jogcbfn@hotmail.com
comentário:
2nZiUu http://www.y7YwKx7Pm6OnyJvolbcwrWdoEnRF29pb.com

data: 1/7/2017 12:27:00 PM
nome: zQiyZbxqcBn
email: jfvynms4281rt@hotmail.com
comentário:
1LxXTb http://www.FyLitCl7Pf7ojQdDUOLQOuaxTXbj5iNG.com

data: 1/4/2017 8:17:00 AM
nome: BlWVOUXFBnHKVY
email: jfvynms4281rt@hotmail.com
comentário:
V2kU05 http://www.FyLitCl7Pf7ojQdDUOLQOuaxTXbj5iNG.com

data: 12/31/2016 10:46:00 AM
nome: bHgPtRALXtm
email: jfvynms4281rt@hotmail.com
comentário:
76Gjnn http://www.FyLitCl7Pf7ojQdDUOLQOuaxTXbj5iNG.com

 1  
Dicas
Dica do Dia
Receba Dicas Por Email
E-mail :  
 


 (help)
Aceito receber informativos do devASPNet, informações de eventos e treinamentos

Veja Quais Informativos Você Receberá

Pesquisar Dicas
Pesquisar Artigos, Dicas e Noticias

Banco de Dados
Algumas Entrevistas
Links Importantes

Búfalo Informática, Treinamento e Consultoria
R. Alvaro Alvim, 37/920 Centro - Cinelândia - Rio de Janeiro Cep: 20031-010
Tel : (21) 2262-1368 (21) 9240-5134 E-mail : Contato@bufaloinfo.com.br