Skip Navigation Links
Novas Tecnologias
Ferramentas Adicionais
Ferramentas Adicionais
Veja mais sobre Windows Azure (o evento de 6a em Sampa)
Data:12/8/2008

Translate this page now :





Categories: Servidores , Eventos , Windows Azure

Gostou do texto ? Vote e dê sua opinião! Pontuação atual :
Adicione aos Favoritos!
BlogBlogs Rec6 Linkk Ueba Technorati Delicious DiggIt! StumbleUpon

Veja Também


 

100_4260 A preparação para o evento não foi fácil, pelo contrário, diria até dramática, afinal foi o primeiro evento sobre Windows Azure no país. Mas isso não vem muito ao caso, talvez apenas em uma dica : Quanto mais medo do evento, mais nos preparamos e melhor o evento fica.

Cheguei atrasado como sempre, faz parte do meu charme. Brincadeiras a parte, é um defeito inevitável que espero sempre compensar com muita qualidade técnica, como desta vez.

A sala estava lotada, umas 150 pessoas e mais querendo entrar. Depois descobri que o evento estava sendo transmitido para o lado de fora e haviam mais umas 100 pessoas assistindo do lado de fora. Muito legal!

Procurei explicar tudo de forma bem descontraida. É um tema complexo e por isso precisava ser bem descontraido e com ganchos muito claros para a realidade para o tema ser compreendido. Acho que tive sucesso, mas os participantes que podem dizer.

Algumas perguntas que me lembro ao final do evento :

Scale-out

100_4253 Escalabilidade é o termo utilizado para a necessidade de que nossas aplicações suportem um volume de usuários cada vez maior com cada vez menos alteração de hardware.

Foram criados então 2 termos a respeito do aumento da escalabilidade : Scale-Up e Scale-Out

Scale Up : Upgrade de um servidor

Scale-Out : Nem sempre upgrade de servidor é fácil ou possível. Então ao invés de um upgrade de servidor, adiciona-se novas máquinas. Copia-se a aplicação de forma identica entre várias máquinas e faz-se com que funcione de forma a parecer para o usuário que é uma máquina só. O Azure é um gigantesco scale-out.

A Microsoft vai realmente oferecer hosting no Azure ou é apenas uma demonstração do que poderá ser feito com os próximos SOs ?

100_4258 A Microsoft vai realmente vender hosting no Azure. Por mais que SOs futuros possibilitem isso (Dublin, Velocity, ASP.NET Cache Extensibility, entre outras coisas que surgirão) para pequenas e médias empresas ainda valerá a pena adquirir hosting externo ao invés de fazer o seu próprio.

O que vai acontecer é que quando o SO tiver todas as ferramentas adequadas para se criar um Azure, teremos empresas de hosting independentes fazendo a mesma oferta, questão de concorrência. Mas exatamente por causa desta possibilidade o SO com todos os recursos para isso não deverá sair barato.

A segurança não fica comprometida com um maior volume de informações on-line ?

SNAG-0240 O sistema de segurança também está evoluindo muito, temos a nova edição do CardSpace, Geneva, sendo lançada junto com o framework 4.0. O CardSpace tem uma ligação quase que íntima com o e-CPF.

Por que deveria preferir o Azure, onde provavelmente minha aplicação ficará em ambiente compartilhado, em comparação com um co-location de servidor ?

Em um co-location de servidor você está preso com a escalabilidade que aquele seu servidor pode oferecer para você. Já no Azure você pode aumentar a escalabilidade facilmente quando houverem picos de acesso, como no natal, e reduzi-la novamente quando tais picos de acesso passarem, sendo isso algo muito mais flexivel que a aquisição de servidores.

Como roda o ambiente do Azure hoje ? Usa virtualização ?

SNAG-0236 Até onde sei muito pouco foi exposto sobre como ele roda internamente hoje. Foi exposto o fato de que novas tecnologias estão sendo criadas, serão incorporadas em algum tempo ao SO e as equipes destas tecnologias estarão conversando com a equipe do Azure para que o Azure passe a rodar nessas tecnologias (Dublin, Velocity, ASP.NET Cache Extensibility são exemplos), mas isso é futuro e não presente.

Porém, considerando-se também a pergunta anterior, certamente sim, usa muito os recursos de virtualização, mas estou respondendo por hipótese.

Como a Microsoft pretende cobrar por máquina para publicação do Azure se provavelmente minhas aplicações estarão em máquinas compartilhadas ?

SNAG-0244 A forma de cobrança não foi divulgada. O que observamos é um recurso técnico de configuração : Ao criarmos uma aplicação web dizemos quantas instâncias dela queremos, a nível de scale-out. Se a Microsoft vai usar isso para cobrar ou vai usar relatórios gerados pelo System Center "Atlanta", demonstrado no PDC, para fazer a cobrança, isso é uma incógnita.

Qual a relação do Azure com as ofertas de Cloud Computing da Locaweb ?

O Azure está muito acima de uma simples oferta de Cloud Computing porque a oferta dele não é apenas da infra-estrutura de TI, mas sim de uma infra-estrutura de aplicação mantida por ele.

Os Amazon WebServices e a oferta de Cloud Computing da LocaWeb oferecem a infra-estrutura e exigem do usuário todo o conhecimento técnico para mante-la. O Azure oferece a estrutura de aplicações e o usuário fica sendo um desenvolvedor e não técnico de infra.

É fácil migrar uma aplicação web já existente para o Azure ?

A parte de interface, vai ser. Tudo é baseado em providers : Session Provider para o Azure, ASP.NET Cache Extensibility fornecendo provider para o Azure, Membership, Role Manager, tudo fornecendo provider para que a fonte de informações seja o Azure, fazendo com que uma migração seja questão de configuração.

Porém a camada de negócios precisará de acesso ao sistema de storage do Azure, então em algum ponto o acesso a dados poderá necessitar ser todo modificado.

Porém há esperança para breve, já se fala do LinqToSSDS (SQL Server Data Services) que poderá simplificar a migração mesmo da camada de negócios

Links diversos

Registro de acesso para o Beta do Windows Azure

Windows Azure SDK

Windows Azure Visual Studio Tools

.NET Services SDK

Cardspace Geneva (white papers, SDK e mais)

Live Services SDK

SQL Data Services SDK e Samples

Windows Azure Training Kit

Live Framework SDK Walkthroughs

Live Framework White Papers

Windows Azure Services Management Tools

Azure Services Platform Developer Center



Categories: Servidores , Eventos , Windows Azure


Nome :
E-mail:
Comentarios :
 
 
Os Últimos Comentários
Nenhum comentário foi realizado ainda. Seja o primeiro !
Dicas
Dica do Dia
Receba Dicas Por Email
E-mail :  
 


 (help)
Aceito receber informativos do devASPNet, informações de eventos e treinamentos

Veja Quais Informativos Você Receberá

Pesquisar Dicas
Pesquisar Artigos, Dicas e Noticias

Banco de Dados
Algumas Entrevistas
Links Importantes

Búfalo Informática, Treinamento e Consultoria
R. Alvaro Alvim, 37/920 Centro - Cinelândia - Rio de Janeiro Cep: 20031-010
Tel : (21) 2262-1368 (21) 9240-5134 E-mail : Contato@bufaloinfo.com.br