Como prometido, fui na sessão de autógrafos de Mary Peppendieck e Tom Poppendieck, ao final da pré-conference, no domingo.
O primeiro passo foi descobrir que eu tinha comprado o livro errado. Eles escreveram 2 livros sobre Lean Software Development, um mais voltado a gerência e outro mais voltado a implementação prática.
Mary não teve pudores para dizer que o primeiro foi lançado antes de um amplo curso - creio que universitário - que aplicaram e quando terminaram o curso chegaram a conclusão "Ei, temos muito mais o que escrever !" - dai o 2o livro.
(Eu sei, não gravei, dependo da minha memória para as respostas, mas as perguntas e respostas foram simples)
P: "Como poderiam explicar de forma rápida a diferença entre Lean Software Development e Agile Development ?"
R : "O Lean software development é a base do desenvolvimento Agile. O Agile é como uma implementação prática dos métodos de Lean Software Development."
P: "O Agile é mais específico que o Lean ou o contrário ?"
R: "O Lean é voltado para uma teoria geral que envolve gerência de processos. Quando se aplica o Lean para o desenvolvimento de softwares o que você tem é o Agile, mas o Lean pode ser aplicado de forma muito mais ampla, para analisar processos e não apenas software"
P: "Então alguém que use o Agile sem conhecer o Lean pode correr o risco de criar softwares sobre processos ruins, enquanto que o Lean garantiria a reforma dos processos ?"
R: Mary concordou totalmente com a definição, Tom achou meio simplista, mas concordou
P: "O que acham de terem o nome de vocês como definição do termo 'Lean Software Development' na WikiPedia ?"
R: Pois é, né ? - Encabulados, especialmente Mary

Eu, Tom e Mary
O livro autografado