Skip Navigation Links
Novas Tecnologias
Ferramentas Adicionais
Ferramentas Adicionais
Prova 70-526
Data:6/5/2009

Translate this page now :





Categories: ASP.NET , Certificação

Gostou do texto ? Vote e dê sua opinião! Pontuação atual :
Adicione aos Favoritos!
BlogBlogs Rec6 Linkk Ueba Technorati Delicious DiggIt! StumbleUpon

Veja Também


Fiz hoje a prova 70-526 e, mais uma vez, aprovado. A prova 70-526 é a de TS : ASP.NET 3.5 . Apenas para tirar a dúvida : Eu já possuia o MCPD Web 2.0 e havia feito a PRO : ASP.NET 3.5 na época de beta, agora que fiz a TS : ASP.NET 3.5 completei o MCPD Web 3.5 para se somar ao MCPD Web 2.0 e MCPD Windows 3.5 que já possuo, mas chega de siglas.

Vejam mais sobre as certificações

A prova me decepcionou em termos de visão de mercado. O ASP.NET é uma tecnologia cada vez mais ampla e cada vez mais deixa de existir o "profissional ASP.NET", mas sim profissionais especializados em determinadas áreas do ASP.NET. Analisar o conteúdo desta prova me fez entender porque cada vez mais profissionais - incluindo MVPs - tem deixado suas certificações desatualizadas.

Vou fazer uma tradicional lista do que caiu na prova - não um braindump, mas uma lista de tópicos para estudo - e acrescentar algns comentários meus.

Ajax

cdAcessoDadosASPMenor Cairam muitas perguntas sobre Ajax. A prova começa com Ajax, parece que nem vai mudar de assunto, é muito ajax.

Porém não espere aquelas perguntas bobinhas de updatePanel (e até tem), mas coisas complexas como a síntaxe para criar um behavior em código client e o uso de Ajax Authentication Service, entre tópicos mais complexos.

Considerações : De que valem estas perguntas nesta prova ? Não são suficientemente profundas para certificar um profissional em Ajax. Mais valeria se houvesse uma prova separada envolvendo os tópicos de Ajax. Por exemplo, ao invés de dividir o MCPD Web apenas em TS e PRO, poderiam dividir em mais itens e Ajax seria um deles.

Mobile

Quantos sites hoje encontram-se verdadeiramente preparados para serem exibidos em ambiente mobile ?

As perguntas sobre mobile, nada triviais, ficam na mesma classificação das perguntas sobre Ajax : Não provam que o profissional sabe desenvolver para mobile e atrapalham a certificação. Eis mais um item que poderia ser separado no caminho para a certificação MCPD Web

Deployment

cdSegurancaASPNETMenor Entre as perguntas sobre deployment, a prova perguntou sobre WebEvents !!!!

Não foi uma, mas diversas perguntas sobre webEvents ! Alguém que está lendo este texto realmente já utilizou webEvents para alguma coisa ?

Para quem nunca viu os webEvents, vejam este artigo : http://www.bufaloinfo.com.br/artigos/artigo15032006.asp

Se é para complicar com questões que um desenvolvedor nunca utiliza em seu dia-a-dia, então porque não complicar de vez, perguntando questões de hosting tal como travar chaves de configuração, lidar com medium trust, etc, e cria-se uma certificação específica para administrador de aplicações ASP.NET ?

Lembrem-se que todas as vantagens do 1-click deployment que é trazido pelo .NET 4.0 na verdade aumenta a complexidade a ser estudada : Temos uma nova síntaxe - que justificadamente não é XSLT - para a criação dos múltiplos arquivos .config

Consumo de Serviços

A prova possui várias questões sobre consumo de serviços WCF, mas muito além do trivial de fazer service reference, entrando nos detalhes de channel, endpoint, binding, etc.

Considero o WCF uma tecnologia fundamental, mas não vejo sentido em cobrar detalhes extravagantes de desenvolvedores ASP.NET

Perguntas "estranhas"

LivroASPNETAjax Não vou entrar nos detalhes, pois nesse caso já seria brain dump. Porém as perguntas abordam temas tradicionais da forma mais inusitada possível. Tarefas aparenemente tradicionais mas abordadas de forma diferente, com variantes que nunca (digamos muito mais que raramente) se vë no dia-a-dia.

Resultado : Para que as perguntas não fiquem totalmente impossíveis, são inseridos detalhes absurdos na resposta. Assim sendo, quem está fazendo a prova não está realmente respondendo a questão da prova, está identificando pequenos detalhes absurdos nas respostas e as eliminando como resposta certa, até o ponto em que resta apenas uma.

É óbvio que ao abordar variantes inusitadas do trabalho com ASP.NET a Microsoft tem a intenção de garantir que o profissional que passar na prova realmente tenha experiência com o ASP.NET. O problema é que foram longe demais, as variantes são inusitadas demais e acrescentando a isso a resposta por eliminação do absurdo, o resultado é justamente o oposto : Uma pessoa que nunca lidou com determinado assunto consegue passar por ter uma noção do básico e eliminar as respostas claramente absurdas.

As perguntas sérias

Houve uma pergunta sobre sessão em webfarm, uma pergunta sobre trace, uma pergunta sobre cache e por ai vai.

Os assuntos que deveriam ser mais abordados para garantir o conhecimento do profissional, foram abordados apenas supeficialmente.

Conclusão

Da forma como está, não funciona. Teremos profissionais cada vez mais superficiais, mais profissionais certificados com menor qualificação.

A tecnologia evolui, as certificações deveriam evoluir junto. Vejam como imagino as certificações web :

  • MCTS ASP.NET 4.0
  • MCTS ASP.NET 4.0 Ajax
  • MCTS ASP.NET 4.0 Deployment
  • MCTS ASP.NET 4.0 Control Development
  • MCTS ASP.NET 4.0 Mobile

Por que dividir ? Simples : Cada uma teria um maior numero de perguntas focadas em seu tema específico, perguntas complexas, práticas e sem o uso da "redução ao absurdo" para achar a resposta certa.

O MCPD Web Development 4.0 poderia ser a soma de todas essas 5 certificações, aumentando assim o valor individual de cada uma delas bem como o valor do MCPD Web Development.

Infelizmente, porém, a Microsoft tem caminhado na direção oposta e já anunciou que irá incorporar WPF na prova de Windows Forms e Silverlight na prova de web.

Treinamentos

Para preparar-se para esta prova, antes, em suas versões antigas, bastava o treinamento de ASP.NET. Hoje o estudante precisa no mínimo dos seguintes treinamentos :

Introdução ao Framework .NET com Orientação a Objetos e C#

ASP.NET 3.5 c/Visual Studio 2008

ASP.NET 3.5 Avançado

ASP.NET Ajax



Categories: ASP.NET , Certificação


Nome :
E-mail:
Comentarios :
 
 
Os Últimos Comentários
Nenhum comentário foi realizado ainda. Seja o primeiro !
Dicas
Dica do Dia
Receba Dicas Por Email
E-mail :  
 


 (help)
Aceito receber informativos do devASPNet, informações de eventos e treinamentos

Veja Quais Informativos Você Receberá

Pesquisar Dicas
Pesquisar Artigos, Dicas e Noticias

Banco de Dados
Algumas Entrevistas
Links Importantes

Búfalo Informática, Treinamento e Consultoria
R. Alvaro Alvim, 37/920 Centro - Cinelândia - Rio de Janeiro Cep: 20031-010
Tel : (21) 2262-1368 (21) 9240-5134 E-mail : Contato@bufaloinfo.com.br