Skip Navigation Links
Novas Tecnologias
Ferramentas Adicionais
Ferramentas Adicionais
Sharepoint Designer agora é Gratuito
Data:4/20/2009

Translate this page now :





Categories: Servidores , internet

Gostou do texto ? Vote e dê sua opinião! Pontuação atual :
Adicione aos Favoritos!
BlogBlogs Rec6 Linkk Ueba Technorati Delicious DiggIt! StumbleUpon

Veja Também


Escrevi anteriormente um post com dicas de sharepoint. O sharepoint é sem dúvida um grande produto que as empresas já possuem sem saber – afinal ele está incluido no Windows Server.

A novidade é que o sharepoint designer, ferramenta utilizada para a produção de páginas para o sharepoint, agora também é gratuito e pode ser baixado por todos que desejarem uma poderosa ferramenta para produzir portais com o sharepoint.

Baixe já o sharepoint designer

Documentação

Veja um artigo sobre o sharepoint

Veja um artigo sobre desenvolvimento para sharepoint

Veja uma documentação

A História

É interessante saber um pouco da história do sharepoint designer. De fato, o sharepoint designer originou-se do front page.

O front page, por sua vez, teve como concorrente no mercado o dreamweaver. Era uma época em que o desenvolvimento web ainda aflorava e vimos duas metodologias opostas de desenvolvimento web.

A Microsoft optou por uma metodologia mais condizente com metodologias de projeto, com a idéia de criação de bibliotecas reutilizáveis. Por outro lado a Macromedia optou por algo mais voltado a simplificação do desenvolvimento caso-a-caso, sem se preocupar com código repetitivo.

Como resultado, a ferramenta Microsoft trouxe uma série de bibliotecas reutilizáveis mas de complexo aprendizado. O desenvolvedor precisava, além de aprender a tecnologia base – o ASP – aprender a usar as bibliotecas que a ferramenta trazia.

Já a ferramenta da Macromedia criou meios de gerar código ASP utilizando apenas wizards, mas com todo o código gerado dentro da página, sem complexas bibliotecas reutilizáveis e não se preocupando com a duplicação de código que isso pudesse significar.

Desta forma, o DreamWeaver fez muito mais sucesso que o front page, que acabou estigmatizado e assim foi até o surgimento do ASP.NET, que mudou as coisas, mas isso já é outra história.

As ferramentas Microsoft evoluiram por inúmeros caminhos que até chamaria de surpreendentes e um deles é o sharepoint. O sharepoint se tornou um poderoso CMS – Content Management System – que realmente vale a pena ser utilizado e o front page evoluiu para se tornar o sharepoint designer, capaz de mágicas surpreendentes no desenvolvimento.



Categories: Servidores , internet


Nome :
E-mail:
Comentarios :
 
 
Os Últimos Comentários
Nenhum comentário foi realizado ainda. Seja o primeiro !
Dicas
Dica do Dia
Receba Dicas Por Email
E-mail :  
 


 (help)
Aceito receber informativos do devASPNet, informações de eventos e treinamentos

Veja Quais Informativos Você Receberá

Pesquisar Dicas
Pesquisar Artigos, Dicas e Noticias

Banco de Dados
Algumas Entrevistas
Links Importantes

Búfalo Informática, Treinamento e Consultoria
R. Alvaro Alvim, 37/920 Centro - Cinelândia - Rio de Janeiro Cep: 20031-010
Tel : (21) 2262-1368 (21) 9240-5134 E-mail : Contato@bufaloinfo.com.br