Skip Navigation Links
Novas Tecnologias
Ferramentas Adicionais
Ferramentas Adicionais
Curiosidade... Extremamente lógica, mas curiosidade...
Data:11/30/2007

Translate this page now :





Categories: Tefé , Tecnologia , Servidores

Gostou do texto ? Vote e dê sua opinião! Pontuação atual :
Adicione aos Favoritos!
BlogBlogs Rec6 Linkk Ueba Technorati Delicious DiggIt! StumbleUpon

Veja Também


 

(publicado no TheSpoke em 20/08/07)

Aqui em Tefé o fornecimento de energia elétrica é na base do "Tenha fé". A cidade é suprida por 3 geradores de energia que dependem de combustível que precisa ser transportado em uma viagem de barco de Manaus até aqui, que dura 3 dias.

Não que isso seja problema, mas quanto mais combustível vier, mais vai ser desviado. Com isso a cidade vive um constante racionamento de energia. A cidade foi dividida em setores e a cada duas horas a luz é desligada em um dos setores. Por sorte estou trabalhando em uma das maiores empresas de Tefé (a outra é pública) e tanto a empresa como o hotel em que estou tem gerador (alias é o único hotel que possui gerador na cidade).

O problema é que mesmo com os geradores, ficamos alguns segundos sem luz (não totalmente, apenas em parte) até que os geradores entrem em ação. Desta forma, conexão com a web já era.

Pois bem, hoje estava fazendo o envio de mais uma dica técnica no site BufaloInfo, que são enviadas por e-mail para milhares de pessoas. Eis que durante o envio ocorreram 2 cortes de luz : o corte propriamente, com a entrada do gerador em seguida e o retorno da luz, com a saida do gerador.

Fiquei surpreso pelo fato de que, apesar de ter 2 quedas no acesso a internet, o envio dos e-mails não foi em momento algum interrompido. Claro, muito lógico, eu tenho um timeout gigantesco nesta página e não testo a presença do client durante o processo de envio. A sessão não se encerrou, a execução não se encerrou, até ai é compreensível. Que o HTTP trabalha desconectado e uma sessão seria mantida isso é fato. Me surpreendeu que uma conexão única do HTTP tenha sido mantida, afinal tratava-se de uma única requisição ao servidor e entre a queda e retorno do acesso a web a página conseguiu dar prosseguimento ao trabalho dentro da mesma conexão  HTTP. Interessante. Claro que tem sua lógica, com os inúmeros recursos de rede para garantia de entrega, mas ainda assim, um case interessante.

Já Cotei

Confira um livro sobre TCP/IP no Já Cotei Que tal visitar nossa loja de livros e analisar alguns livros sobre os protocolos web ?



Categories: Tefé , Tecnologia , Servidores


Nome :
E-mail:
Comentarios :
 
 
Os Últimos Comentários
Nenhum comentário foi realizado ainda. Seja o primeiro !
Dicas
Dica do Dia
Receba Dicas Por Email
E-mail :  
 


 (help)
Aceito receber informativos do devASPNet, informações de eventos e treinamentos

Veja Quais Informativos Você Receberá

Pesquisar Dicas
Pesquisar Artigos, Dicas e Noticias

Banco de Dados
Algumas Entrevistas
Links Importantes

Búfalo Informática, Treinamento e Consultoria
R. Alvaro Alvim, 37/920 Centro - Cinelândia - Rio de Janeiro Cep: 20031-010
Tel : (21) 2262-1368 (21) 9240-5134 E-mail : Contato@bufaloinfo.com.br