Skip Navigation Links
Novas Tecnologias
Ferramentas Adicionais
Ferramentas Adicionais
VS 2010 : O que Não Vai estar lá
Data:3/1/2009

Translate this page now :





Categories: ASP.NET

Gostou do texto ? Vote e dê sua opinião! Pontuação atual :
Adicione aos Favoritos!
BlogBlogs Rec6 Linkk Ueba Technorati Delicious DiggIt! StumbleUpon

Veja Também


VisualStudioLogoWhiteBackground Quando se aproxima uma deadline a Microsoft começa uma revisão detalhada de todos os itens do Connect. Não que eles não sejam analisados normalmente, eles são, mas certamente é impossível analisar todos. Alguns não conseguem atenção suficiente para serem analisados antes de uma deadline e, nesta hora, provavelmente a resposta será *não*.

Com um *não* bem político, informando que em um cálculo dos recursos disponíveis e os necessários para implementar a funcionalidade decidiram por não implementar, já recebi inúmeras respostas do Connect na última semana, todas com *não*.

Por que isso é importante ?

O VS 2010 e Framework 4.0 estão agendados para 2010. Esperamos que a versão seguinte apenas saia em 2012, então os itens recusados para o VS 2010 não estarão lá até 2012 : Uma margem de 3 anos até que estes recursos sejam implementados, se forem implementados.

Desta forma estes recursos representam oportunidades para software houses, que podem obter uma boa fatia do mercado.

Formview Refactoring

Os templates de inclusão e edição do formview normalmente são muito semelhantes. Pode parecer algo simples montar estes templates, mas considere que para cada campo tenhamos um ou mais validators, validatorcallout extender, textbox watermark extender, configuração de tamanho máximo nas textbox, além de campos dropdown com alguma lógica em seu preenchimento.

Desta forma, ter que repetir a montagem 2 vezes e dar manutenção em 2 locais diferentes, por mais que sejam próximos, não é algo muito adequado.

Para evitar a duplicidade é necessário criar um user control com os campos e todas as suas configurações.

Para que o user control possa ser vinculado a dados, porém, é necessário criar uma propriedade para cada campo exposto pelo user control. Insere-se então o user control no editItemTemplate e no InsertItemTemplate e utiliza-se a sintaxe de databind para fazer o vínculo em ambos os templates.

Como podem observar, o trabalho é bem repetitivo. Por isso o pedido feito a MS foi da criação de uma espécie de refactoring para o formview que nos permitisse clicar com o botão direito e imediatamente o visual studio pegasse o conteúdo de um dos templates prontos, transformasse no user control e utilizasse no outro template.

Solicitação no Connect

SQLSiteMapProvider

O sistema de mapa de site do ASP.NET funciona automaticamente com um provider para arquivos XML. Porém ele funciona com providers e se desejarmos armazenar o mapa de site em algum outro formato, basta utilizarmos o provider adequado.

Porém frequentemente precisamos armazenar o mapa do site de uma forma que permita uma manutenção mais simples, como no banco de dados, por exemplo.

Digitando SQLSiteMapProvider encontramos um artigo técnico no site da Microsoft que explica o passo-a-passo de criação de um provider para mapa de site armazenado em um servidor SQL Server, fornecendo ainda o código fonte.

Infelizmente este provider não será integrado ao Framework 4.0

Solicitação no Connect

CreateUserWizard para edição

O CreateUserWizard é ótimo para a criação de usuários, porém quando é necessário editar os dados do usuário, a coisa complica um pouco mais.

Criar um mecanismo de edição separado nos  levaria a duplicação, assim como no caso do formview. Desta forma, o ideal é adaptar o createUserWizard para que permita também a edição de dados do usuário e não apenas a criação do usuário. Porém esta adaptação não será implementada no Framework 4.0

Solicitação no Connect

Authorization Provider

O sistema de autenticação do .NET é, sem sombra de dúvida, muito bom, porém o sistema de autorização ainda tem muito que melhorar.

A própria equipe de Design Patterns da Microsoft implementou na enterprise library um sistema baseado em providers padrão para o .NET. Porém não foram muito longe, infelizmente.

Veja mais sobre as soluções para um autorization provider

Ainda não será no Framework 4.0 que teremos um sistema de providers de autorização funcional incorporado ao .NET.

Solicitação no Connect



Categories: ASP.NET


Nome :
E-mail:
Comentarios :
 
 
Os Últimos Comentários
Nenhum comentário foi realizado ainda. Seja o primeiro !
Dicas
Dica do Dia
Receba Dicas Por Email
E-mail :  
 


 (help)
Aceito receber informativos do devASPNet, informações de eventos e treinamentos

Veja Quais Informativos Você Receberá

Pesquisar Dicas
Pesquisar Artigos, Dicas e Noticias

Banco de Dados
Algumas Entrevistas
Links Importantes

Búfalo Informática, Treinamento e Consultoria
R. Alvaro Alvim, 37/920 Centro - Cinelândia - Rio de Janeiro Cep: 20031-010
Tel : (21) 2262-1368 (21) 9240-5134 E-mail : Contato@bufaloinfo.com.br