Skip Navigation Links
Novas Tecnologias
Ferramentas Adicionais
Ferramentas Adicionais
Visual Studio 2008 e Framework 3.5 Service Pack 1 Disponíveis
Data:8/12/2008

Translate this page now :





Categories: .NET , ASP.NET , Entity Framework , Ajax , ADO.NET

Gostou do texto ? Vote e dê sua opinião! Pontuação atual :
Adicione aos Favoritos!
BlogBlogs Rec6 Linkk Ueba Technorati Delicious DiggIt! StumbleUpon

Veja Também


 

Finalmente aquilo que todos esperavam : O Visual Studio 2008 e o Framework 3.5 Service Pack 1 encontram-se disponíveis em suas versões finais !!!

O que ? Você não sabe o que tem neles ?

Pois eu vou contar !!!

  • ADO.NET Entity Framework
  • ADO.NET Data Services
  • ASP.NET Dynamic Data
  • ASP.NET Ajax browser history
  • ASP.NET Ajax Script Combining

 

ADO.NET Entity Framework

entityframework Finalmente nosso tão esperado recurso de mapeamento objeto/relacional está disponível em sua versão final.

Para quem achava que LinqToSQL era mapeamento objeto/relacional, pense novamente. LinqToSQL era um quebra galho, apenas mais um dos inúmeros providers disponibilizados para o Linq.

O Entity Framework sim, é um mapeamento objeto relacional que permite realmente interligar os dois modelos, o de objetos com sua representação relacional, de forma altamente versátil.

O Entity Framework é o tema de minha apresentação que será feita no webDays em São Paulo. Vocês tem dúvidas que já farei a apresentação com a versão final ?

ADO.NET Data Services

NetServicesFramework Vulgo Astoria durante sua fase de beta, um grande presente adicional acompanhando o Entity Framework.

A grande questão que o Data Services responde é : Como expor o modelo de objetos criado pelo Entity Framework para acesso remoto ?

Se não tivessemos o Data Services, teríamos que criar manualmente inúmeros serviços WCF para fazer a exposição do modelo do Entity Framework.

O ADO.NET Data Services expõem todo o modelo do Entity Framework publicamente, na forma de serviços com comunicação REST, nos permitindo fazer o controle de acesso aos serviços conforme desejarmos.

Fiz recentemente um WebCast sobre o ADO.NET Data Services, infelizmente ainda não está disponível no Midia Center do MSDN Brasil, acredito que vá ser disponibilizado em breve.

ASP.NET Dynamic Data

DynamicData Lembro-me de muito tempo atrás quando o Dynamic Data era chamado de B-Linq em sua fase de beta ou pré-beta.

O Dynamic Data permite, a partir de um modelo LinqToSQL ou Entity Data Model, gerar automaticamente todo o CRUD em páginas web para o modelo criado.

Uma série de controles foram criados para dar suporte ao Dynamic Data, permitindo que a geração do CRUD seja extremamente personalizável, nos permitindo criar nosso modelo de CRUD para as aplicações que iremos fazer. A personalização chega ao extremo do objeto de entrada de dados para cada tipo de dados do modelo utilizado.

ASP.NET Ajax Browser History

Um dos grandes problemas do Ajax é o fato de que como a comunicação com o servidor acontece em background, o browser não fica sabendo o que está havendo e não há controle de back/forward nas ações.

Com este novo recurso de browser history, o scriptManager ganha uma propriedade EnableHistory e passa a controlar o history do browser.

ajax Porém o scriptManager não pode fazer tudo sozinho, depende de nós : Precisamos adicionar pontos de marcação ao histórico para posteriormente podermos retornar a estes pontos de marcação. Somos nós os responsáveis por guardar as informações que formam estes pontos e recupera-las posteriormente, no evento navigate do scriptManager.

É uma evolução, mas ainda uma evolução muito trabalhosa.

Veja o vídeo

ASP.NET Ajax Script Combining

Com inúmeros componentes clients distintos, cada um realizando tarefas distintas, o ajax gera a necessidade de várias idas ao servidor para os componentes buscarem seus scripts.

O ASP.NET Ajax Script Combining permite uma considerável otimização de aplicações ajax ao permitir a combinação de scripts solicitados ao servidor realizando um único roundtrip para buscar os scripts.

A utilização é muito simples : Utiliza-se o componente Microsoft:aspnetscriptProfiler para que seja exibida na página a lista de todos os scripts que estão sendo chamados pelos componentes.

Em seguida podemos inserir essa lista dentro de uma coleção de referências do scriptManager, que irá agrupar todos os scripts em uma única requisição ao servidor, otimizando bastante a página

Veja o vídeo

Tipos de dados do SQL Server 2008

SQL O SQL Server 2008, que acabou de ser lançado, traz diversos novos tipos de dados para melhorar a armazenagem de informações.

Para trabalhar com estes novos tipos de dados é necessário que a interface de desenvolvimento - o Visual Studio - reconheça os tipos de dados e ajuste a geração automática de código - tal como geração de dataset's, classes do Linq e Entity Framework - aos novos tipos de dados.

O Service Pack 1 do Visual Studio 2008 traz justamente estes ajustes para os novos tipos de dados.

Observações Adicionais

O ASP.NET MVC não foi lançado junto com o service pack 1, ainda está em preview

Os controles do ASP.NET para o Silverlight foram incluidos no Silverlight 2.0 SDK e não nesse service pack

Se você instalou na sua máquina de produção ou uma máquina que não queira perder hotfix(es) e betas do service pack (que vergonha, na máquina de produção!) então você precisa executar a service pack preparation tool, que irá fazer uma limpeza na sua máquina antes de você instalar o service pack

Isso é só o inicio, logo teremos mais novidades



Categories: .NET , ASP.NET , Entity Framework , Ajax , ADO.NET


Nome :
E-mail:
Comentarios :
 
 
Os Últimos Comentários
Nenhum comentário foi realizado ainda. Seja o primeiro !
Dicas
Dica do Dia
Receba Dicas Por Email
E-mail :  
 


 (help)
Aceito receber informativos do devASPNet, informações de eventos e treinamentos

Veja Quais Informativos Você Receberá

Pesquisar Dicas
Pesquisar Artigos, Dicas e Noticias

Banco de Dados
Algumas Entrevistas
Links Importantes

Búfalo Informática, Treinamento e Consultoria
R. Alvaro Alvim, 37/920 Centro - Cinelândia - Rio de Janeiro Cep: 20031-010
Tel : (21) 2262-1368 (21) 9240-5134 E-mail : Contato@bufaloinfo.com.br