Skip Navigation Links



Active Server Pages
Este treinamento fornece conceitos sobre como criar sites na Web e administrar projetos de sites utilizando o Front Page 2000 e as Front Page Server Extensions
Valor : R$ 130,00 ou 5 X de R$ 27,00



Marcadores (Bullets) dinamicos no Front Page 2000.

O help do Front Page 2000 não explica adequadamente como fazer os Marcadores ou Bullets dinamicamente, e também algumas literaturas, analisadas por nós, não explicam claramente enquanto algumas fogem do assunto outras nem o mencionam. 

Desta forma resolvemos escrever este artigo para melhor ajudar a todos aqueles que gostam de incrementar mais suas páginas. O exemplo que utilizamos foi com gêneros alimentícios, para facilitar. Bom vamos lá. 

1 - Inicialmente crie uma lista (veja o exemplo abaixo), as palavras em negrito, foram colocadas desta forma para chamar sua atenção, elas neste exemplo serão os níveis mais altos da lista.

Frutas
Banana
Maca
Pêra
Legumes
Batata
Cenoura
Beterraba
Verduras
Alface
Couve
Carnes
Frango
Contra-Filé
Alcatra

Veja bem, você não precisa colocar em negrito, faça do jeito que lhe agradar.

2 - Selecione todo o texto da lista acima;

3 - Em seguida selecione pelo Menu Formatar a opção Marcadores e Numeração...

4 - Na aba Marcadores Simples existem 4 opções de marcadores, sendo que uma delas não possui marcadores, restando você escolher então uma das outras 3 opções. A opcao de nao ter marcadores existe para que voce possa remover marcadores de um trecho no qual voce ja os aplicou.

 

5 - Note que na parte inferior desta janela existem duas caixas de verificação. Para que sua lista funcione dinamicamente é necessário selecionar neste momento a opção Ativar Estruturas Recolhíveis, uma vez ativada esta opção a outra caixa de verificação se torna visível e você então poderá optar para que a lista apareça na página do site recolhida ou não.

Se você executou todos os passos anteriores corretamente a sua lista deverá estar semelhante a esta aqui abaixo, certo?

Agora é que vem o pulo do gato.

6 - Selecione cada uma das sub-listas e aplique o Aumentar Recuo duplo, isto é, clique duas vezes no botão "aumentar recuo" para cada sub-lista da lista. Sua sub-lista ficará assim:

7 - Repita o processo para as demais sub-listas. Pronto se tudo correu direitinho sua lista deverá estar semelhante a esta:

Agora teste no modo de visualização do Front Page e veja que ao clicar sobre os marcadores as listas se retraem ou se expandem alternadamente.

Você poderá experimentar colocar sub-sub-listas, bastando executar o passo 6 para cada sub-sub-lista.

Simples, não? O macete é o seguinte: uma vez definido no passo 5 que você deseja ativar as estruturas recolhíveis, qualquer subnível que você aplicar automaticamente estará funcionando.

Teste então, e analise o código HTML que o Front Page 2000 gera:

 Antonio Feliz R. Martins

Instrutor da Búfalo Informática

� Búfalo Informática, Treinamento e Consultoria - Rua Álvaro Alvim, 37 Sala 920 - Cinelândia - Rio de Janeiro / RJ
Tel.: (21)2262-1368 (21) 9240-5134 (21) 9240-7281 e-Mail:
contato@bufaloinfo.com.br