Skip Navigation Links
Novas Tecnologias
Ferramentas Adicionais
Ferramentas Adicionais


Dica No :
1229
Assunto : SQL Server
Titulo: Otimizando multiplos arquivos em um filegroup

Gostou do texto ? Vote e dê sua opinião! Pontuação atual :

Translate this page now :






Adicione aos Favoritos!
BlogBlogs Rec6 Linkk Ueba Technorati Delicious DiggIt! StumbleUpon




Quando utilizamos multiplos arquivos em um mesmo filegroup o SQL Server faz um round robin para gravar os dados em todos os arquivos, dividindo as gravações.

A divisão das gravações através dos arquivos leva em consideração o espaço livre nos arquivos, fazendo com que os arquivos com mais espaço livre recebam a maior parte das gravações. As gravações serão igualmente repartidas se os arquivos tiverem o mesmo tamanho, porém quando ocorrer um auto-growth e um arquivo estiver maior que o outro a distribuição de gravações ficará desnivelada.

Para solucionar esse problema temos no SQL Server 2016 uma nova configuração que pode ser atribuida aos filegroups, determinando que quando ocorrer um auto-growth em um arquivo do filegroup todos devem crescer simultaneamente.

A configuração chama-se AutoGrow_All_Files, fica desabilitada por default, exceto no tempdb, no qual ela encontra-se habilitada por padrão. Para habilitar essa configuração em qualquer outro filegroup de outro banco, incluindo os filegroups Primary, devemos utilizar uma instrução de forma semelhante a seguinte:

alter database Sales modify filegroup [FG1]
AutoGrow_All_Files With Rollback Immediate


Para conferir quais filegroups de um banco encontram-se com essa configuração habilitada ou não você pode fazer um select em sys.filegroups, da seguinte forma:

select name,is_default,is_autogrow_all_files from sys.filegroups

A configuração feita em cada filegroup é uma novidade do SQL Server 2016, porém esse recurso já existia em versões anteriores, na forma de um trace flag, 1117. Alguns documentos de arquitetura, tal como este (http://download.microsoft.com/download/D/B/D/DBDE7972-1EB9-470A-BA18-58849DB3EB3B/FTRARefConfigGuide.docx), inclusive recomendam a habilitação do 1117 especialmente para otimização do tempdb. Agora temos a capacidade de escolha desta configuração por filegroup, otimizando os filegroups com múltiplos arquivos.


Nome :
E-mail:
Comentarios :
 
 
Os Últimos Comentários
Nenhum comentário foi realizado ainda. Seja o primeiro !
Dicas
Dica do Dia
Receba Dicas Por Email
E-mail :  
 


 (help)
Aceito receber informativos do devASPNet, informações de eventos e treinamentos

Veja Quais Informativos Você Receberá

Pesquisar Dicas
Pesquisar Artigos, Dicas e Noticias

Banco de Dados
Algumas Entrevistas
Links Importantes

Búfalo Informática, Treinamento e Consultoria
R. Alvaro Alvim, 37/920 Centro - Cinelândia - Rio de Janeiro Cep: 20031-010
Tel : (21) 2262-1368 (21) 9240-5134 E-mail : Contato@bufaloinfo.com.br