Skip Navigation Links
Novas Tecnologias
Ferramentas Adicionais
Ferramentas Adicionais


Dica No :
458
Assunto : FireWorks
Titulo: Fazendo um Menu com Efeito em RollOver

Gostou do texto ? Vote e dê sua opinião! Pontuação atual :

Translate this page now :






Adicione aos Favoritos!
BlogBlogs Rec6 Linkk Ueba Technorati Delicious DiggIt! StumbleUpon


O Fireworks, de maneira mais “humilde” do que o Flash também nos permite a criação de pequenas animações. Com ele podemos criar banners, textos que surgem e desaparecem entre outras coisas. Podemos fazer também menus dinâmicos que reagem à passagem do mouse.

Para fazermos um menu dinâmico no Fireworks, de um jeito que ao passarmos com o mouse ele assuma outra cor ou estilo e ao ser clicado uma terceira forma, devemos antes transformar nosso desenho em um símbolo.

Um símbolo é um objeto que será armazenado pelo programa em uma biblioteca, para ser usado em diversas ocasiões. São três os tipos de símbolos que o Fireworks nos permite criar: O do tipo Button, o do tipo Graphic e o do tipo Animation. No caso de menus animados, o símbolo em questão é o Button.

Primeiro devemos desenhar um botão, use e abuse dos estilos, cores e efeitos que o programa fornece.

Depois, selecionamos o botão e clicamos em Insert – Convert to Symbol ou aperte F8 no teclado.

Na janela que será aberta, marque o tipo de símbolo desejado – no caso Button e clique em OK.

Você verá que o programa criou uma marcação de linhas vermelhas em torno do Botão e sobre ele existe um retângulo verde transparente, que define a área sensível ao mouse.

Para modificar os estados desse Botão, clique sobre ele 2X.

Uma Janela de edição será aberta, com 5 guias ( Up, Over, Down, Over While Down e Active Area).

A primeira Guia – Up – é a do estado natural do Botão.

A segunda Guia – Over – é o estado que o botão estará ao passarmos com o mouse
sobre ele.

A terceira Guia – Down – corresponde ao estado do botão ao clicarmos sobre ele

A quarta Guia - Over While Down – será a aparência do botão após clicarmos sobre ele

E a última Guia – Active Area – corresponde a área sensível ao mouse.

Para modificar os estado de cada uma das etapas do Botão, clique na guia do estado que irá modificar e clique no botão Copy Up Graphic (será feita uma cópia idêntica do estado Up do Botão).
Aplique uma formatação diferente.

Repita o procedimento em todas as Guias (não é onbrigatório, pode-se trabalhar com apenas dois ou três dos totais dos estados).

Se quiser colocar o link do botão, na Guia Active Area, clique na opção Link Wizard, uma nova janela irá aparecer, clique na Guia Link e digite o endereço da página na primeira caixa de texto.

No final, clique em OK.

Terminado de alterar os estados do Botão, feche a janela de edição e exporte o seu botão.

Use a opção File – Export Preview e na caixa de seleção escolha a opção Gif Animada. Clique novamente em Export.

Na nova janela, observe que o seu botão está marcado como nome.HTM – pois o próprio Fireworks gera uma espécie de página HTML para comportar todos os estados do botão.

Use agora o Dreamweaver para editá-lo ou inserí-lo em uma outra página.



Patricia Daltro

Nome :
E-mail:
Comentarios :
 
 
Os Últimos Comentários
Nenhum comentário foi realizado ainda. Seja o primeiro !
Dicas
Dica do Dia
Receba Dicas Por Email
E-mail :  
 


 (help)
Aceito receber informativos do devASPNet, informações de eventos e treinamentos

Veja Quais Informativos Você Receberá

Pesquisar Dicas
Pesquisar Artigos, Dicas e Noticias

Banco de Dados
Algumas Entrevistas
Links Importantes

Búfalo Informática, Treinamento e Consultoria
R. Alvaro Alvim, 37/920 Centro - Cinelândia - Rio de Janeiro Cep: 20031-010
Tel : (21) 2262-1368 (21) 9240-5134 E-mail : Contato@bufaloinfo.com.br