Skip Navigation Links
»Programação
»Programação.NET
»Banco de Dados
»Webdesign
»Office
» Certificações Microsoft 4
»Treinamentos4
»Programação 4
»Webdesign«
»Office & User Tips«
»Grupos de Usuários
»Células Acadêmicas«

Palm ou pão
 
 
Gostou da Página?
Então

para um amigo!

 

 

Por Onde Começar?

Com tantos treinamentos a disposição, é normal que tenha-se dúvidas com relação a em qual área deseja-se atuar.

Como nos treinamentos, os profissionais da área de informática estão basicamente divididos em profissionais de infraestrutura (montagem e configuração de redes), programadores, desenvolvedores para a internet,desenvolvedores de soluções e Analistas de banco de dados.

De todos esses, o que possui a atuação mais abrangente é sem dúvida o desenvolvedor de soluções. A tarefa do desenvolvedor de soluções é, com base em um problema, especificar qual a melhor solução que deverá ser aplicada na empresa. O desenvolvedor de soluções é o responsável pela avaliação dos recursos de rede disponíveis e quais serão necessários na solução, qual a melhor plataforma de desenvolvimento para resolver determinado problema, qual será o impacto da solução no servidor e nas estações dos usuários, entre diversos outros fatores.

A partir da especificação da solução pelo desenvolvedor de soluções os profissionais de infraestrutura irão realizar a montagem da rede e os programadores o desenvolvimento dos softwares. Como podem observar, o desenvolvedor de soluções está fazendo o papel do Analista de Sistemas.

Infelizmente o mercado ainda não aderiu por completo a essa estrutura profissional. É comum vermos profissionais de infraestrutura ou programadores realizando a especificação de sistemas e, em 80% das vezes, são mal especificados devido ao desconhecimento desses profissionais ou dos recursos para o desenvolvimento de software ou de como manipular os recursos de rede existentes.

O profissional de infraestrutura possui na sua formação cursos sobre como instalar e dar manutenção a servidores de rede tais como Windows NT, Exchange Server, Proxy Server, entre outros. A Microsoft certifica este profissional como MCSE (Microsoft Certified System Engineer).

Já o programador necessita conhecer um ambiente de desenvolvimento ou ferramenta específica e é certificado como MCTS (Microsoft Certified Technology Specialist) na tecnologia. MCTS é uma evolução da certificação MCP (Microsoft Certified Professional). A certificação MCP ainda existe para algumas tecnologias, mas especialmente na área de desenvolvimento ela foi quase que por completo substituida pela MCTS

O Desenvolvedor de Soluções, porém, deve possuir conhecimento tanto de infraestrutura, como de banco de dados e desenvolvimento de software, para que desta forma possa ter uma visão abrangente do que as ferramentas disponibilizam para ser utilizado na criação de novas soluções.A certificação do desenvolvedor de solução atualmente é a certificação MCPD (Microsoft Certified Professional Developer), que é uma evolução da antiga - e já retirada - certificação MCSD (Microsoft Certified Solution Developer)

Um meio caminho para a certificação MCPD é a certificação MCTS (Microsoft Certified Technology Specialist). A certificação MCTS identifica um profissional especializado em uma determinada tecnologia. Porém não é esse o papel da certificação MCP ?

Paralelamente a isso encontram-se as profissões ligadas a Web. Conheça um pouco mais sobre elas em nosso artigo sobre as profissões da Web




 

 

 

 

 

 

 

 

 

� Búfalo Informática, Treinamento e Consultoria - Rua Álvaro Alvim, 37 Sala 920 - Cinelândia - Rio de Janeiro / RJ
Tel.: (21)2262-1368 (21) 9240-5134 (21) 9240-7281 e-Mail:
contato@bufaloinfo.com.br